Era um lindo dia em Assis, na Itália, enquanto São Francisco caminhava pelas ruas, espalhando sua mensagem de amor, compaixão e paz. Ele era um homem humilde que havia desistido de sua riqueza e status para viver uma vida de pobreza e acreditava que todos deveriam viver em harmonia com a natureza e uns com os outros.
São Francisco era conhecido por sua bondade para com todas as criaturas, grandes e pequenas. Ele costumava falar com os pássaros e os animais e ensinava os outros a fazerem o mesmo. Ele acreditava que tudo na natureza estava interligado e que devemos respeitar e cuidar do nosso meio ambiente.
Neste dia, aniversário de sua morte, pessoas de todo o mundo se reuniram para lembrar e homenagear São Francisco. Eles compartilharam histórias de sua vida e seus ensinamentos e oraram para que a paz e o amor prevalecessem no mundo.
Quando o sol começou a se pôr, a multidão ficou quieta e acenderam velas em memória de São Francisco. Eles recitaram uma oração em sua homenagem, pedindo sua intercessão e orientação em suas próprias vidas:
"Senhor, fazei de nós instrumentos da vossa paz. Onde houver ódio, semeemos amor; onde houver ofensa, perdão; onde houver dúvida, fé; onde houver desespero, esperança; onde houver escuridão, luz; onde houver é tristeza, alegria. Fazei com que não procuremos tanto ser consolados como consolar; ser compreendidos como compreender; ser amados como amar. Porque é dando que recebemos; é perdoando que somos perdoados; e é morrendo que nascemos para a vida eterna”.
A oração ecoou pelas ruas e as velas tremeluziram na escuridão. As pessoas sentiram o espírito de São Francisco com elas e sabiam que sua mensagem de amor e compaixão continuaria a inspirar as gerações vindouras.
À medida que a noite chegava ao fim, o povo de Assis prometeu continuar o legado de São Francisco, viver uma vida de humildade, amor e bondade para com todos. Eles sabiam que ele lhes mostrara o caminho e rezavam para que pudessem seguir seus passos, guiados por seu amor e sua luz.