Terço Oficial do Centenário das Aparições de Fátima
Numa iniciativa coordenada pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima (ACISO), desenvolvida em estreita parceria e colaboração com o Santuário de Fátima, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e um conjunto de empresários da região, o Terço Comemorativo do Centenário das Aparições foi apresentado numa cerimónia realizada no Centro Pastoral de Paulo VI, na Cova da Iria.
"Este não é mais um terço. É um terço simbólico que representa o passado da história religiosa e também um pouco do futuro. E, quem o adquirir, terá e levará, consigo um pouco de Fátima no coração”, afirmou Amorim Gonçalves.
As contas do terço, em vidro soprado num mesclado de cores branco e azul-celeste, são produzidas artesanalmente na Marinha Grande. O passador e a Cruz são em zamak com acabamento de cobre e prata e a corrente e arame são em latão prateado, também produzidos em Portugal.
O encadeamento do terço, feito de forma manual, por artesãs locais, está a cargo de cinco empresários de artigos religiosos de Ourém-Fátima. O Terço Comemorativo do Centenário das Aparições é apresentado dentro de um estojo de plástico transparente e integra um pequeno livro informativo, disponível em sete idiomas.
O projecto do terço tem como principal objectivo o apoio a uma instituição local, o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), que ajuda as pessoas com deficiência. Todo o dinheiro angariado reverterá para a construção de um lar residencial para os seus utentes com deficiência cujas famílias têm incapacidade ou dificuldades de prestar o devido acompanhamento, sobretudo por motivo de velhice ou mesmo de morte.
O terço custará 12 euros, valor estabelecido como preço único de venda ao público. 1 euro desse valor reverterá para a instituição.
Pode comprar o terço Oficial do Centenário das Aparições na loja online.