São Pancrácio, também conhecido como São Pancras, foi um mártir cristão que viveu durante os primeiros anos do cristianismo. Segundo a tradição, Pancrácio nasceu na Frígia, uma antiga região da Anatólia (atual Turquia), no século II dC. Ele ficou órfão ainda jovem e foi levado para Roma por seu tio, que era um alto funcionário do governo romano.
Em Roma, Pancrácio converteu-se ao cristianismo e tornou-se um fervoroso crente. Ele era conhecido por sua devoção a Cristo e sua disposição de sofrer por sua fé. Quando ele tinha apenas quatorze anos, foi preso pelas autoridades romanas por se recusar a renunciar às suas crenças cristãs. Ele foi levado perante o imperador, que se ofereceu para poupar sua vida se ele denunciasse sua fé, mas Pancrácio recusou.
Como resultado, Pancrácio foi torturado e eventualmente decapitado por sua recusa em renunciar ao cristianismo. Acredita-se que seu martírio ocorreu em 12 de maio de 304 DC, em Roma.
São Pancrácio é venerado como mártir e padroeiro das crianças, jovens e vítimas de abuso infantil. Sua festa é celebrada em 12 de maio de cada ano.
Aqui está uma oração que pode ser usada para homenagear São Pancrácio:
"Querido São Pancrácio, pedimos sua intercessão e proteção. Você foi um fiel seguidor de Cristo, mesmo em face da perseguição e da morte. Ajude-nos a permanecer firmes em nossa fé e a ter a coragem de falar pelo que é certo, mesmo quando é difícil. Ore por todas as crianças e jovens, para que possam crescer na fé, no amor e na sabedoria, e sejam protegidos do mal. Pedimos isso por meio de Cristo nosso Senhor. Amém."