Santo Expedito é um santo cristão venerado como padroeiro dos casos urgentes ou desesperados. Sua história é um tanto misteriosa e envolta em lendas, mas acredita-se que ele tenha sido um soldado romano que se converteu ao cristianismo e foi martirizado por sua fé no século IV.
De acordo com uma versão de sua história, um homem chamado George estava tendo problemas para tomar uma decisão sobre a conversão ao cristianismo. Ele orou a Deus por um sinal e, de repente, um corvo apareceu e começou a gritar "cras! cras!" que significa "amanhã! amanhã!" em latim. George interpretou isso como um sinal de que deveria esperar até o dia seguinte para tomar sua decisão. No entanto, ele logo percebeu que o corvo era na verdade um demônio tentando atrasar sua conversão. Ele pediu ajuda a Santo Expedito, e o santo apareceu a ele em uma visão e o exortou a se converter imediatamente. George o fez e foi salvo da influência do demônio.
Outra versão da história fala de uma estátua da deusa romana da vitória, Victoria, que foi trazida para uma igreja na França. A estátua estava causando problemas e os paroquianos decidiram se livrar dela. No entanto, eles não conseguiram levantá-lo para removê-lo. Eles rezaram para Santo Expedito e, de repente, conseguiram levantar a estátua e removê-la da igreja.
Nos tempos modernos, Santo Expedito tornou-se associado ao conceito de "fazer milagres rapidamente" e é frequentemente invocado em situações urgentes ou desesperadas. Sua festa é 19 de abril, e neste dia muitas pessoas visitam seus santuários ou acendem velas em sua homenagem. Alguns também recitam uma oração a Santo Expedito:
"Santo Expedito, você que faz as coisas acontecerem com muita rapidez, interceda por mim no meu momento de necessidade. Peço humildemente sua ajuda em meu assunto urgente. (Faça seu pedido aqui.) Santo Expedito, agradeço sua ajuda e Divulgarei seu nome com amor e honra. Amém."