Santa Joana (também conhecida como Santa Joana, a Portadora de Mirra) é uma santa cristã que se acredita ter sido uma das mulheres que acompanharam Jesus durante seu ministério e que testemunharam sua crucificação, sepultamento e ressurreição. Ela é mencionada na Bíblia, especificamente no Evangelho de Lucas, como uma das mulheres que foram ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus com especiarias.
Segundo a tradição, Santa Joana era uma mulher rica, casada com Chuza, um mordomo da casa do rei Herodes Antipas. Depois de encontrar Jesus, ela se tornou uma de suas discípulas e apoiou a ele e seu ministério com seus recursos. Ela também foi uma das mulheres que ficaram com Jesus durante sua crucificação e que foram ao túmulo na manhã da ressurreição.
A festa de Santa Joana é comemorada em 24 de maio na Igreja Católica Romana e em 27 de junho na Igreja Ortodoxa Oriental.
Oração a Santa Joana:
Santa Joana, fiel discípula de Jesus e testemunha de sua paixão, morte e ressurreição, pedimos sua intercessão e orientação. Ajude-nos a seguir seus passos e a usar nossos recursos para apoiar o trabalho da Igreja e a propagação do Evangelho. Dá-nos coragem para permanecermos firmes em nossa fé, mesmo diante de perseguições e dificuldades. Que seu exemplo de devoção e serviço nos inspire a um amor maior a Deus e ao próximo. Amém.