Santa Maria de La Salette, também conhecida como Nossa Senhora de La Salette, é um título dado à Virgem Maria após sua aparição a dois filhos, Maximin Giraud e Melanie Calvat, em 19 de setembro de 1846, nos Alpes franceses perto da vila de La Salette.
Durante a aparição, a Virgem Maria apareceu chorando e deu uma mensagem às crianças, exortando-as a viver uma vida santa e pedindo arrependimento e conversão. Ela também compartilhou uma mensagem secreta com cada criança. O evento foi considerado autêntico pela Igreja Católica em 1851, e um santuário foi construído no local da aparição.
Santa Maria de La Salette é comemorada em 19 de setembro de cada ano pela Igreja Católica. Neste dia, os católicos homenageiam a aparição da Virgem Maria e refletem sobre sua mensagem de arrependimento e conversão. O dia costuma ser marcado com orações e peregrinações ao santuário de La Salette.
A oração de Santa Maria de La Salette, também conhecida como Oração da Reconciliação, é uma oração poderosa que pede perdão e misericórdia. Eis o texto da oração:
"Ó misericordiosa Virgem Maria, Mãe do Redentor, que em La Salette te mostraste a dois humildes pastores, e com lágrimas e suspiros expressaste a tua dor pelos pecados da humanidade, tende piedade de nós pecadores.
Com amor maternal e com o poder de sua intercessão, obtenha de seu Filho Jesus o perdão dos nossos pecados e a graça de poder viver uma vida cristã, seguindo o Evangelho, para que possamos um dia ser dignos da vida eterna no céu. .
Nossa Senhora de La Salette, reconciliai-nos com vosso Filho, consolai os aflitos e reconduzi à verdadeira fé os que dela se desviaram. Obtenha para nós a graça de viver em paz e harmonia com todas as pessoas e superar todos os obstáculos que se interpõem no caminho da nossa salvação.
Por sua intercessão, pedimos a conversão dos pecadores, a cura dos enfermos e a proteção de todos os que estão em perigo. Ajuda-nos a ser fiéis ao teu Filho e a segui-lo sempre, para que sejamos dignos das promessas do seu reino.
Ó Maria, Rainha do Céu e da Terra, rogai por nós agora e na hora de nossa morte. Amém."