São Marcelo era um centurião do exército romano da guarnição de Tânger. Por ser um centurião do exército, foi enviado a participar dos festejos do aniversário do Imperador Diocleciano, onde todos os participantes deviam honrar a estátua do imperador com um gesto ( lançar incenso no braseiro posto a seus pés) que os cristão consideravam idolátrico.
São Marcelo recusou fazê-lo e, para de mostrar coerente, retirou as insígnias de centurião, jogou-as aos pés da estátua e se declarou cristão. Esta atitude era passível da pena capital, por isso, foi chamado o escrivão para que redigisse uma ata oficial sobre a rebeldia do centurião.
O funcionário recusou-se a redigir as atas processuais, imitando o centurião Marcelo, atirou fora a pena, protestou pela injustiça perpetrada contra os inocentes, condenados À morte por adorarem o único e verdadeiro Deus, e declarou-se também ele cristão.
Foram ambos aprisionados e sofreram o martírio: São Marcelo em 30 de Outubro, e Cassiano em 3 de Dezembro.
Por esse motivo todos os anos, passou-se a comemorar o Santo do dia 30 de Outubro, como sendo o dia de São Marcelo, segundo a Igreja Católica.
Oração
Pai celeste, doador da vida
e da santidade, dignai-me receber o dom da fé e viver a serviço
do vosso evangelho.
Faça co que eu seja um cristão
honesto e solidário e aprenda
do Mártir São Marcelo o valor
da fidelidade a tua palavra.
Por Cristo Nosso Senhor.
Ámen.