>
2018 / 03 / 02

ÚLTIMA GRANDE PEREGRINAÇÃO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

 ÚLTIMA GRANDE PEREGRINAÇÃO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

ÚLTIMA GRANDE PEREGRINAÇÃO DO SANTUÁRIO INTEGRA DUAS INICIATIVAS CULTURAIS: PROJECÇÃO MULTIMÉDIA “FÁTIMA-TEMPO DE LUZ” E ESTREIA DE DUAS PEÇAS MUSICAIS

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidirá à última grande Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, que se realiza nos dias 12 e 13 de outubro, sob o tema “Maria Estrela da Evangelização”.

Além do programa celebrativo habitual, o Santuário de Fátima preparou um programa cultural adicional para acolher os peregrinos, numa altura particularmente festiva, já que esta peregrinação integra a Sessão de Encerramento das Celebrações do Centenário.

A projecção multimédia, “Fátima-Tempo de Luz”, produzida pela empresa espanhola Acciona Producciones y Design, pode ser vista na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de Outubro, e combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora original.

A projecção terá estreia na quinta-feira, 12 de outubro, após a Procissão do Silêncio, depois da meia-noite, e também será visto nos dias 13 e 14 de outubro às 22h30 , após a Procissão das Velas. Todas as sessões serão abertas gratuitamente aos peregrinos em geral.

A fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, irá formar uma tela de projeção de 3100 m2, convertido na espinha dorsal narrativa de uma história que tem como objetivo o despertar da luz de Fátima no coração de cada crente, aproximando-o do coração de Deus. Desta forma, a fachada da Basílica adquirirá uma luz especial para recordar a evolução deste lugar nos últimos cem anos, reconstruindo os mais importantes marcos históricos e espirituais relacionados à aparência da Virgem Maria na Cova da Iria.

A projeção é idealizada a partir da experiência de milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário e é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus “; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.
Para a projeção audiovisual, serão utilizados 22 projetores - 10 deles de 22.000 lumens cada e outros 12.000.000 -, com uma potência total de 580.000 lumens e uma resolução de 15.900 pixels. Da mesma forma, o espectáculo terá uma potência instalada total de 137.200 watts de som e 16.800 watts de iluminação.

No dia 13, e depois das celebrações litúrgicas, o Santuário promove a Sessão Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições, pelas 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que poderá ser seguida por todos os peregrinos nos écrans espalhados pelo recinto de Oração.

A sessão, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do bispo da Diocese de Leiria- Fátima, D. António Marto, e inúmeros convidados, integra um concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro que apresenta no seu alinhamento, entre outras, duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso: The Sun Danced e Salve Regina, respetivamente.

O Concerto terá, também, transmissão em direto para o Recinto de Oração para que todos os peregrinos possam usufruir de mais este momento musical que celebra o Centenário das Aparições da Virgem aos três Pastorinhos.
Este singular concerto conta, ainda, com a participação da soprano Elisabete Matos.
Em palco vão estar 72 instrumentos e 32 cantores, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro. Os dois compositores das obras, que serão estreadas, também estarão presentes.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima informa que entre as 9h00 do dia 12 de outubro, e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará encerrada, ficando impossibilitada a habitual visita aos túmulos dos pastorinhos. Nesse dia também não será feita a recitação do Rosário, às 18h30, na Capelinha das Aparições.
O programa litúrgico da Peregrinação Internacional Aniversária integra vários momentos presididos pelo bispo de Leiria-Fátima.

Esta peregrinação evoca a sexta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, na Cova da Iria.

Programa
Dia 11
18:30   Missa dos peregrinos a pé, na Basílica da Santíssima Trindade
Dia 12
16:30   Missa com a participação dos doentes, no Recinto de Oração
17:30   Procissão eucarística, no Recinto de Oração
18:30   Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, na Capelinha das Aparições
21:30   Bênção solene das velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas
22:30   Missa internacional, no Recinto de Oração
23:50   Procissão do silêncio
00:00   Video Mapping: «Fátima – Tempo de Luz»
Vigília de Oração
00:30 às 02:00  Adoração eucarística, na Basílica da Santíssima Trindade
02:00 às 03:15  Via-sacra, no Recinto de Oração
03:15 às 03:30  Café (atrás da Capelinha das Aparições)
03:30 às 04:15  Celebração mariana, na Capelinha das Aparições
04:30 às 05:30  Missa, na Capelinha das Aparições
05:30 às 07:00  Adoração eucarística, com Laudes do Santíssimo Sacramento, na Capelinha das Aparições
Dia 13
07:00   Procissão eucarística, no Recinto de Oração
09:00   Rosário, na Capelinha das Aparições
10:00   Procissão, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus, no Recinto de Oração
18:30   Sessão Solene de Encerramento do Centenário das Aparições de Fátima
18:30   Missa, na Capela da Morte de Jesus
21:30   Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas
22:30   Video Mapping: «Fátima – Tempo de Luz»
Fonte: www.fatima.pt

  • Compartilhe este artigo
Artigos Religiosos 100% Português

Artigos Religiosos de Fátima

Oferecemos mais de 20.000 produtos católicos produzidos em Portugal à distância de um clique.
Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima

Este vídeo mostra como fabricamos as estátuas de madeira em nossa loja online. Trabalho 100% manual e português.
Fábrica de terços

Fábrica de terços

Este vídeo mostra como fabricamos os terços disponíveis na loja online. Trabalho 100% manual e português.
Pintura de estátuas

Pintura de estátuas

Este vídeo mostra como são pintadas as nossas estátuas de madeira.
Trabalho 100% manual e português.

Produtos Mais recentes